18 março 2013

Encontro Xilográfico no Horto Florestal


No dia 03 de Março, o Xilomóvel se encontrou com o ateliê Ponto Gráfico no Horto Florestal de São Paulo. Esse encontro teve um pouco de tudo: visita ao museu e ao lindo acervo de matrizes de topo, pique-nique, e claro, ateliê de xilo no meio do maravilhoso parque!






O Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal) fica na região Norte de São Paulo e é uma importante área de prservação ambiental, possuindo espécies de plantas nativas e exóticas, como o Pinheiro-do-brejo.

Museu Florestal, que fica dentro do Parque, possui um mostruário de madeiras, com centenas de pranchas entalhadas com o desenho do fruto e da folha das árvores de onde as madeiras foram extraídas. O Museu também possui móveis e objetos confeccionados com madeiras nativas - o acervo é uma maravilha para quem se interessa por madeira. As Pranchas oferecem uma experiência única: podemos conhecer ou reconhecer a madeira pela forma das folhas, flores e sementes, pela cor da madeira ou pelo desenho das fibras, além de poder sentir a sua densidade e seu peso.








Além do acervo sobre as madeiras encontradas no Brasil, o museu conserva as matrizes de xilogravura de topo confeccionadas pelos alunos do professor Adolf Köhler, da Escola de Xilografia do Horto, que funcionou no antigo horto ao longo da década de 1940. As matrizes são objetos de extrema beleza; todas elas - desde os exercícios de tonalidades com hachuras e texturas, reproduções de objetos, animais, ferramentas e paisagens - registram o apuro técnico que era ensinado aos alunos da escola.






Durante o encontro, Maura de Andrade e Maria Pinto (que têm muita intimidade com este acervo, pois já imprimiram todas as matrizes em um projeto próprio) nos contaram um pouco dessa história, que conheceram através de pesquisas e de relatos de alguns ex-alunos do Professor Köhler.

Depois da visita ao museu, montamos o ateliê e ... bora lá desenhar, gravar, e imprimir! Estiveram com a gente Lucas Novo - o prodígio "xiloboy" - e nossos amigos que vieram de longe, Yili Rojas e Isaumir Nascimento. Gravar ao ar livre, nessa paisagem estimulante, em companhia tão especial, fez desse um dia inesquecível para nós!













Gostaríamos de agradecer à direção do Museu Florestal, em especial à Rose, que está os apoiando muito, à direção do Parque Estadual Alberto Löfgren, à Galeria Gravura Brasileira e à Maura de Andrade e a Maria Pinto pela parceria!


Esse evento faz parte da programação do SP Estampa 2013.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.